Escolha correta da máquina para gravar é muito importante para qualquer dono da oficina que pratica obras no granito, fabricando lápides e monumentos mortuários. Existe uma dependência direta entre a máquina escolhida pelo dono da oficina na avaliação adequada de caraterísticas de exploração por um lado e a produtividade e a rentabilidade de tal oficina por outro lado.

Querendo fazer a escolha correta da máquina para gravar pedra que atenderá as necessidades do mercado ritual local recomendamos ler com muita atenção a informação seguinte.

Escolha de máquina de gravar pedra: critérios

Quais são os critérios da escolha de máquina para gravar pedra? Quais são vantagens e desvantagens da máquina para gravar pedra de impacto e da máquina para gravar pedra a laser?

Esses critérios são seguintes:

  • A área de trabalho da máquina. I.е. Deve-se saber antecipadamente quais serão as dimensões da pedra a ser trabalhada. Pois há máquinas com área de trabalho de 30х40 cm, 50х60 cm, 60х120 cm. A máquina poderá ser colocada diretamente em cima da pedra ou então a coloque num suporte. Neste caso deve usar um carrinho para transportar pedra a ser gravada até a máquina.
  • Tipo da máquina: máquina para gravar de impacto ou a máquina para gravar a laser. A diferença entre estas é essencial. Máquina para gravar de impacto faz as imagens por método de contacto mecânico, sendo agulha para gravar o seu material de consumo. Máquina para gravar a laser faz as imagens por método que não envolve o contacto mecánico, i.e. com laser.

 Vantagem da máquina para gravar de impacto consiste em maior profundidade de gravação, em comparação com a máquina equipada com laser.

Desvantagens da máquina para gravar de impacto:

  • Baixa velocidade de gravação devido à capacidade no mecanismo de impacto.
  • Necessidade de deixar espaços à borda da pedra, o que impossibilita trabalhar toda a superfície da pedra.
  • Baixo recurso de serviço da agulha e seu preço bastante alto. Gravados 10-15 retratos será necessário substituir a agulha.
  • Manutenção frequente da máquina devido sua necessidade de substituição de certos elementos desta, como: substituição de agulha, de suporte ou de mecanismo de arranque de elemento sensível.

 Vantagem da máquina para gravar a laser:

  • Alta velocidade para gravar em comparação com a máquina de impacto.
  • É possível trabalhar toda a pedra inclusive as bordas, devido ao método pelo qual permite gravar sem contato.
  • Possibilidade de fazer fotos realísticas na superfície de pedra.
  • Ausência do contato mecânico na altura para gravar.
  • Sendo explorada a máquina não exige manutenção.
  • Area mais ampla de aplicação: gravação de madeira, de vidro, de couro, corte de tecidos, de plástico e de outro material, o que garantirá emprego fora da época ritual.

 

Escolha da máquina para gravar do ponto de vista econômico

Preço de custo para gravar com a máquina de impacto é muitas vezes maior no sentido de material de consumo, em comparação com a máquina a laser.

O tamanho mais popular da máquina para gravar é a com área de trabalho de 50х60 cm, pois são estes as mais populares dimensões de monumentos mortuários.

Opção a ser feita entre a máquina para gravar de impacto e a máquina para gravar a laser – depende completamente das preferências do consumidor, no sentido de velocidade, da qualidade e do preço de custo para gravar. Ambas as máquinas conseguem fazer a tarefa para a qual estão destinadas – que é a gravação de imagem na superfície da pedra.

Tanto a máquina para gravar de impacto como a máquina para gravar a laser estão disponíveis a partir da empresa MIRTELS. Com certeza receberá as consultas necessárias relativas ao funcionamento das máquinas e ao trabalho com estas, contactando a repartição mais próxima da empresa.